» »Unlabelled » Não importam os fatos e sim a repercussão


Na política, a opção de governar em benefício da própria imagem, freqüentemente suplanta a humildade de fazer o que é menos traumático para a população. O governo Nilson Costa pode ter cometido este equívoco ao pretender imprimir uma marca própria à sua gestão, e, por falta de assessorias política e de comunicação adequadas, rompeu com seu antecessor e optou por apoiar candidatos a deputados estadual e federal diferentemente do planejado pelo ex-prefeito Beto Pinto que desde o início alimentava a perspectiva do apoio oficial da prefeitura de Medeiros Neto à candidatura de seu sobrinho, Uldurico Júnior à câmara federal.
Acontece que para os seguidores do ex-prefeito a traição contra quem quer que seja (não importa se aliados ou adversários) não é considerada nada grave e foi exatamente o que fizeram, dando dimensão pública a rumores desairosos sobre suposto desvio de verbas públicas na administração municipal. E para propagação desses comentários mobilizaram todo seu aparato da central de boatos à disposição de partidários, inclusive um veículo de comunicação de massa, propriedade do grupo do ex-prefeito, com o intuito de fazer valer o princípio de que “não importam os fatos, o que vale é a repercussão”.
O interessante nessa história é que o fato do qual acusam a atual administração foi alvo de denúncias de uma velha prática da administração anterior, sob o comando do então secretário de administração, capitaneado pelo ex-prefeito. Aliás, apesar de ações de improbidade administrativa movidas contra a administração passada, segundo comentários por toda a cidade, os processos continuam parados aguardando um posicionamento da justiça.
Mas o que move a atual campanha contra o prefeito Nilson Costa é outro fato, este bem mais contundente contra a administração passada. Trata-se de um decreto executivo 25/2010 caracterizando como situação de emergência áreas do município atingidas por enxurradas e inundações bruscas, no ano de 2010. Tudo invenção para justificar uma verba no valor de R$5.000.000,00 (cinco milhões de reais) junto ao ministério da integração nacional, à época sob o comando de Gedel Vieira Lima, para aplicação em obras de recuperação de vias públicas, prédios públicos, escolas, postos de saúde, pontilhões e reforma e reconstrução de unidades habitacionais. Uma fraude patente, ilustrada com fotos de enchentes ocorridas em 2008. Sem sustentação para a fraude, a administração municipal, sob o comando do ex-prefeito Beto Pinto mais uma vez usou de engodo e justificou os gastos dos cinco milhões alegando recuperação de estradas vicinais. (detalhamento do documento 2010ne000548 e Processo 59050.001171/2010-93 de 17de abril de 2012). O ex-prefeito responde na justiça por mais esta fraude e culpa a atual administração por este deslize de sua malfadada gestão à frente da prefeitura.
Alguns inconformados, “viúvas” de administrações passadas de quem foram suprimidas as tetas do poder defendem o impeachment de Nilson Costa na ilusão de que isso estancaria suas condições atuais de “desmamados” e restauraria seu status de beneficiários dos cofres públicos... Quanta ilusão!...
Não há condições para o impeachment, à falta de prova do envolvimento do prefeito Nilson Costa com os boatos propagados e porque a medida exige o apoio de mais de dois terços da câmara de vereadores, o que dificilmente existiria. Além do mais a paralisia política e administrativa durante o processo pioraria o andamento da administração, o que não é saudável para o município.
Acontece que esse instrumento não é para interromper mandato de governante por lhe faltar competência, mas daquele que comete crime de responsabilidade, o que a rigor, com certeza não é o caso do prefeito Nilson Costa.
Se Nilson Costa sair, a vice-prefeita assumirá, mas não poderá melhorar em nada a gestão. É quase certo que ficará refém do ex-prefeito beto pinto e seu grupo político, de triste e nefasta lembrança na história recente do município. A mediocridade nos próximos meses estará garantida.
Não resta a menor dúvida de que o município, hoje, encontra-se mais preparado para singrar mares turbulentos. Não se ouve falar em perseguições políticas, o legislativo funciona independente, pagamento do funcionalismo em dia obra em andamento, ou seja, nem tudo está perdido. Apesar dos desmandos de um passado recente, permanece o legado de todo um passado de robusta dignidade, honradez e honestidade à toda prova do atual prefeito e cidadão Nilson Vilas Boas Costa.
Texto Escrito pelo 
jornalista Alício Souza
 DRT 203-to e cidadão medeirosnetense,
 inscrição 0823 8196 0281 zona 153 seção 015.

About Patrick Brito

Hi there! I am Hung Duy and I am a true enthusiast in the areas of SEO and web design. In my personal life I spend time on photography, mountain climbing, snorkeling and dirt bike riding.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Leave a Reply