» » » 44ª CIPM comemora 11 anos de existência

O 11º aniversário da 44ª Companhia Independente de Polícia Militar de Medeiros Neto (CIPM), que agrega também os municípios de Itanhém, Lajedão, Ibirapuã e Vereda, foi comemorado durante todo o dia de ontem (09/07), na sede da companhia, na rua Dr. Antônio Coelho Lima, no bairro Nossa Senhora Aparecida. Além das atividades militares exigidas nessas ocasiões, houve torneio de futebol soçaite, show de voz e viola e uma recepção regrada a churrasco para os policiais e convidados.
Um culto de ação de graças, celebrado pelo pastor distrital da igreja Adventista do 7º Dia, Tiago Cabral, às 7h30, nas dependências do quartel, deu início às comemorações. Na área livre aconteceram as atividades militares, com a participação dos seis pelotões que compõem a companhia. Logo depois foi inaugurado o Centro Digital da Cidadania, o campo de futebol e o alojamento de oficiais, que ainda não existia naquela unidade policial.
Várias autoridades se fizeram presentes, como o prefeito e o vice-prefeito de Medeiros Neto, Adalberto Alves Pinto (Beto Pinto) e Valdir Oliveira, por exemplo. A maior autoridade militar foi o tenente coronel Antônio Barbosa Neto, comandante do 13º Batalhão de Teixeira de Freitas, que na solenidade representava o Comando de Policiamento da Região Sul (CPRSul), sediado em Itabuna, coronel Ivo Silva Santos.
O tenente coronel Barbosa, em seu pronunciamento, elogiou a modernização implantada pelo major Gilson Paixão na 44ª CIPM e a iniciativa dos projetos sociais, defendeu o respeito ao policial, como parte integrante da nova modalidade de polícia cidadã, e citou a Constituição Federal para defender a idéia de que segurança pública não se faz apenas com a participação das polícias. "Todos devem se unir em prol da segurança pública, afinal ela é dever do estado, direito e responsabilidade de todos", disse.
 "É incomensurável a satisfação que nos cabe de nesta ocasião poder, juntamente com os demais presentes, comemorar os 11 anos de existência dessa gloriosa CIPM", disse o major Gilson Paixão Silva Santos, que estava completando 160 dias à frente do Comando da companhia. "O Comandante Geral, coronel Nilton Régis Mascarenhas, o comandante do CPRSul, coronel Ivo Silva Santos, os policiais que aqui servem, além de políticos, empresários e toda a sociedade das cidades que compõem essa Unidade, são também responsáveis pelo o sucesso que este Comando tem alcançado em tão pouco tempo".
            Quando assumiu o comando da 44ª CIPM, além das atividades corriqueiras de combate ao crime, o major Gilson Paixão colocou a modernização de todo o setor administrativo do quartel como meta prioritária. "Entendemos que, se a Administração da nossa Unidade for moderno conseguiremos oferecer um maior bem-estar ao servidor, e, por conseqüência, tornar mais eficiente o atendimento ao cidadão, nosso cliente", argumentou. Desta forma, "ampliamos todo o sistema de informática da Unidade, inclusive com o aumento da velocidade da internet, concluímos o campo de futebol, criamos alojamentos, e pretendemos, ainda esse ano, criar uma quadra de areia para a prática de outras modalidades como voleibol e futevôlei".
Prioridade maior, entretanto, são os projetos sociais, importantíssimos para atender necessidades da população carente, no que diz respeito ao desenvolvimento intelectual, cultural e social de crianças e adolescentes, que já estão sendo desenvolvidos na 44ª CIPM. O major Gilson Paixão, o maior entusiasta dos projetos, explicou, resumidamente, cada um deles. "O Proerd, desenvolvido pela Polícia Militar juntamente com escolas da rede estadual e municipal de ensino e com os familiares dos alunos, orienta e ensina crianças e adolescentes à dizerem não às ofertas ao uso de drogas, bem como procura conscientizá-las quanto ao seu papel importante no presente e futuro, como membros produtivos da comunidade. O Ronda Escolar objetiva combater a droga e a prostituição infantil nas escolas. O Centro Digital facilitará às pessoas carentes o acesso às tecnologias de comunicação e informação. Já o projeto Guarda Mirim vai promover a integração das crianças através de atividades desportivas e lúdicas e ensiná-las disciplina, noções básicas de informática, leis de trânsito, prática de judô e capoeira, entre outras atividades para uma formação de excelência dos alunos".
Além desses, outros projetos sociais estão sendo planejados para serem executados já no primeiro semestre de 2010, "porque acreditamos que a Polícia Militar, além de combater o efeito, ela é capaz também de atuar na causa, evitando um mal maior para o cidadão de bem", explicou o major.
            Na área operacional o comandante disse que adotou como meta primordial o rigoroso combate ao tráfico de drogas que, diga-se de passagem, estava insustentável nas cidades de Medeiros Neto, Itanhém, Lajedão, Ibirapuã e Vereda. "Muito ainda precisa ser feito, reconhecemos, mas os quase cinquenta delinquentes que foram presos e a absurda quantidade de crack, maconha e cocaína apreendida nessas localidades, demonstra, de modo inequívoco, o nosso esforço no sentido de colocar na cadeia esses criminosos que tanto atormentam a vida da nossa sociedade", disse.
A HISTÓRIA DA COMPANHIA
Em 18 de maio de 1982 chega em Medeiros Neto o tenente Everaldo Limeira dos Santos, o primeiro oficial a comandar o Destacamento Policial Militar do município. No dia seguinte o destacamento passa a ser denominado de 4º Pelotão da Companhia de Polícia de Teixeira de Freitas. Um ano depois, em 19 de abril, o 4º Pelotão da Companhia passa a ser denominado de 5ª Companhia Destacada do 13º Batalhão de Polícia Militar de Teixeira de Freitas.
O major Ailton Batista dos Santos, na época 2º tenente, em 1986, comanda a 5ª Cia PM, por um período de quase dois anos. Nessa ocasião o oficial teve a idéia de construir uma sede própria para a Polícia Militar. O então prefeito Adelgundes Serapião de Sousa, chegou a doar um terreno localizado ao lado do Estádio Municipal de Medeiros Neto.
Em 09 de julho de 1998, o decreto 7.370, de mesma data, transforma a 5ª Companhia Destacada em 44ª Companhia Independente de Polícia Militar, tendo sido o major Osíres Moreira Cardoso, na época, capitão, o primeiro comandante.
Vinte e um anos decorridos desde a instalação da pedra fundamental no terreno doado pelo prefeito Adelgundes Serapião, já no comando do major Ailton Batista dos Santos, no dia 07 de dezembro de 2007, o Governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner, juntamente com o então Comandante Geral da Polícia Militar, Antônio Jorge Ribeiro de Santana, inaugura a sede própria da 44ª CIPM, instalada na rua Dr. Antônio Coelho Lima, nº 43, bairro Nossa Senhora Aparecida, num terreno doado pelo município de Medeiros Neto, através do decreto municipal 035, de 05 de junho de 2006.
Depois do falecimento do major Ailton, em 29 de novembro de 2008, em acidente automobilístico na BR 101, próximo a cidade de Itapebi, assume, interinamente o Comando, o capitão Márcio Luiz Santos Blanco, que até então era o subcomandante da Unidade. Em 20 de janeiro de 2009, no entanto, o Maj Gilson Paixão Silva Santos, assume o comando efetivamente.
Atualmente a 44ª CIPM tem um efetivo de 117 homens. A área de responsabilidade da Unidade é composta por cinco municípios: Medeiros Neto, Itanhém, Lajedão, Ibirapuã e Vereda, com uma área territorial total de 4.935 km­­2. A população total dessa área é superior a 70 mil habitantes, que por sinal está em constante aumento em razão do crescimento sócio-econômico, com a implantação, nos últimos três anos, de usinas de cana-de-açúcar e instalação de uma hidrelétrica.

About Patrick Brito

Hi there! I am Hung Duy and I am a true enthusiast in the areas of SEO and web design. In my personal life I spend time on photography, mountain climbing, snorkeling and dirt bike riding.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Leave a Reply