Um fazendeiro e um caminhoneiro foram presos em Itanhém acusados de furtar gado. Rodrigo de Barros Nunes, 27 anos, foi preso em flagrante quando tentava transportar 12 vacas e um bezerro em seu caminhão Mercedes Bens 1620, placa JOB 4352/Teixeira de Freitas. Já Odailson Almeida de Sousa, 31, mais conhecido por Diu, foi preso quatro dias depois por força de um mandado de prisão preventiva, representado pelo delegado titular de Itanhém, Jorge da Silva Nascimento, expedido pelo Juiz de Direito Ricardo Costa e Silva.
De acordo com o delegado o gado foi embarcado, por volta de meia noite, na fazenda Futurosa, de propriedade de Odailson, que fica localizada a cinco quilômetros da BA-290, na estrada que dá acesso a Curvelo da Conceição, município de Itanhém. Mas, a dois quilômetros do embarcador o caminhão, que transportaria o gado a Santa Luzia, cidade do sul da Bahia, atolou. “Quando fomos informados não era nem sete horas ainda”, explicou o delegado, que se deslocou ao local, juntamente com a Polícia Militar, e prendeu o caminhoneiro e apreendeu o gado e o caminhão.
O caminhoneiro, que é natural de Aracruz-ES, mas que mora no bairro Nova América, em Teixeira de Freitas, tinha vindo a Itanhém trazer um gado para um fazendeiro e, ao retornar, foi contratado por um homem que pilotava uma moto Falcon preta. Este homem, em um dado momento, estaria em companhia de outro homem que dirigia uma Hilux. Pelo serviço ele receberia a quantia de R$ 1.500.
O gado embarcou na fazenda de Odailson e uma das vacas pertencia a ele. E, embora a sede da fazenda fique localizada bem próxima ao embarcador, Odailson disse em seu depoimento que não viu, não ouviu e que não tem nenhum envolvimento com o furto do gado. Pelo contrário, disse ser também vítima, uma vez que uma das vacas roubadas lhe pertencia.
Geralmente, os animais roubados são abatidos clandestinamente e abastecem supermercados e açougues de cidades do sul e extremo sul da Bahia.
O trabalho conjunto das polícias Civil e Militar em Itanhém tem obtido resultado no combate ao furto de gado naquela região. Em Curvelo da Conceição o delegado autuou um acusado de furto e um receptador de oito vacas furtadas na calada da noite. No distrito de Batinga, o delegado autuou dois acusados de furtar três vacas e um receptador.
Nenhum comentário: