A 44ª CIPM sob o comando do Major Robson Lopes Calmon, vem dando importância merecida aos projetos sociais que eram desempenhados pelo comando anterior e desta vez o que mereceu o destaque da semana, foi a palestra sobre bullying realizada pelo 4º Pelotão da PM de Ibirapuã que aconteceu na última Quinta-feira (21) pátio da Escola Castro Alves naquela cidade, nos turnos matutino e vespertino.
O Tenente José Roberto dos Santos que foi um dos palestrantes, abordou o fenômeno bullying na escola, na família e na sociedade destacando que: "o bullying é um conceito específico e muito bem definido, uma vez que não se deixa confundir com outras formas de violência." Isso se justifica pelo fato de apresentar características próprias, dentre elas, talvez a mais grave, seja a propriedade de causar “traumas” ao psiquismo de suas vítimas e envolvidos. Possui ainda a propriedade de ser reconhecido em vários outros contextos, além do escolar: nas famílias, nos locais de trabalho (denominado de assédio moral), nos asilos de idosos, nas prisões, nos condomínios residenciais, enfim onde existem relações interpessoais em um grupo. nesta palestra discorro tambem sobre as formas e métodos de tratamentos que devem ser dispensado as vitimas do bullying
A advogada Dra. Lidiani Barros Monfardini também enriqueceu a palestra com alguns esclarecimentos sobre bullying escolar, que segundo ela, é um dos temas que vem despertando cada vez mais, o interesse de profissionais das áreas de educação e saúde, em todo o mundo.
Este termo é encontrado na literatura psicológica anglo-saxônica, que conceitua os comportamentos agressivos e anti-sociais, em estudos sobre o problema da violência escolar. Sem termo equivalente na língua portuguesa, define-se universalmente o BULLYING, como “um conjunto de atitudes agressivas, intencionais e repetitivas, adotado por um ou mais alunos contra outro(s), causando dor, angústia e sofrimento”. Insultos, intimidações, apelidos cruéis e constrangedores, gozações que magoam profundamente, acusações injustas, atuação de grupos que hostilizam, ridicularizam e infernizam a vida de outros alunos, levando-os à exclusão, além de provocar danos físicos, psíquicos, morais e materiais, alguns, de forma irreversível; estas são algumas das manifestações do comportamento bullying.
Também estiveram presentes os soldados Silva e Aritana.
Por Patrick Brito
Nenhum comentário: