Um forte temporal deixou a cidade de Itanhém alagada nesta sexta-feira (25). Ruas inteiras ficaram cobertas d'água e casas localizadas na periferia do bairro São João foram invadidas pela enxurrada.
Na avenida Maria Moreira Lisboa o nível da água impressionou os moradores e chegou a invadir até casas comerciais. Na praça Otávio Mangabeira, onde está instalado o Terminal Rodoviário, a água chegou a invadir parte do passeio. Quem conseguiu sair de casa teve que enfrentar a água e o risco de contrair doenças como a leptospirose.
Alunos do Polivalente, o maior colégio da cidade, tiveram dificuldade de sair da unidade escolar e atravessar a avenida, que ficou quase que totalmente alagada.
A tromba d'água durou cerca de 30 minutos e em pelo menos uma residência na rua Dois de Julho provocou a queda de um muro de contenção, fazendo com que a água e a lama invadissem toda a residência. O sargento da reserva José Chaves comentou que perdeu alguns móveis.
A cidade de Itanhém sofre todo ano com a invasão de águas pluviais. O sistema de esgoto, que é muito antigo, está comprometido. A dragagem feita em 1998 na administração do prefeito Oséas Moreira Lisboa minorou, mas não resolveu o problema.
Por Edelvânio Pinheiro
Nenhum comentário: