A Sesab, Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, emitiu, nesta sexta-feira (20), uma nota confirmando um caso de febre amarela em Teixeira de Freitas. O caso foi diagnosticado em uma pessoa residente da cidade de Teófilo Otoni, MG e, em tempo, a Sesab recomendou a vacinação em todo extremo sul.
A Sesab informou ainda que, além da vacinação da população dos municípios baianos que fazem limite com municípios mineiros, solicitou ao Ministério da Saúde a ampliação da imunização para cidades com elevada circulação de pessoas oriundas de Minas Gerais, devido ao acesso a toda região litorânea, sobretudo no verão, como é o caso de Teixeira de Freitas.
O órgão também informou que foi incluído na recomendação o reforço vacinal para o município de Vitória da Conquista, em função de sua proximidade geográfica com o norte e nordeste de Minas Gerais, região com ocorrência de casos e óbitos por febre amarela. A população de Vitória da Conquista chegou a reclamar sobre a falta de vacina contra a doença na região.
De acordo com a superintendente de Vigilância e Proteção à Saúde, Ita de Cácia Aguiar, a vacina deve ser tomada por crianças a partir dos nove meses e pelos adultos que ainda não estão imunizados. Já para as pessoas acima dos 60 anos e para os imunodeprimidos, como os transplantados, a vacinação deve ser feita apenas com recomendação médica.
As outras cidades do extremo sul com recomendação de imunização são: Alcobaça, Belmonte, Caravelas, Eunápolis, Guaratinga, Ibirapuã, Itabela, Itagimirim, Itamaraju, Itanhém, Itapebi, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Porto Seguro, Prado, Santa Cruz de Cabrália e Vereda.
Apesar da nota emitida pela Sesab, a Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas afirma que não há casos confirmados.
Nenhum comentário: